MENU

Artigo – DÉCADA DE 60: a primeira geração de métodos do design

Artigo que foi apresentado em congresso interno na Universidade e fez parte de capítulo integrante do livro “DESIGN COMO PENSAMENTO: Uma Breve História da Metodologia de Design”, Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, 2017.

Abstract

O principal objetivo deste artigo é fornecer uma elucidação detalhada de modelos, métodos e sistemas, bem como concepção da metodologia de design que foram propostas e desenvolvidas na década de 60. Também será discutido, sobre: vida dos autores, obras, examinar como seus pensamentos se desenvolveram e contribuíram para a metodologia de design.

Tópicos deste Artigo

  • 1. Introdução
  • 2. Contexto histórico
  • 3. Primeira Geração de Métodos
  • 4. Principais Autores
  • 4.1. Morris Asimow
  • 4.2. Mihajlo D. Mesarovic
  • 4.3. Ronald D. Watts
  • 4.4. Christopher Alexander
  • 4.5. John Chris Jones
  • 5. Considerações

Introdução

A origem do métodos de design surge em meados da década de 50 e 60, no mundo pós-guerra. Nesse contexto conturbado, era urgente que houvesse por parte das indústrias uma reestruturação para posterior recuperação da economia. Diante dos problemas urgentes, oriundos da complexidade projetual da época, surge a necessidade de aplicação de novos métodos e técnicas de projetos. Nessa nova perspectiva de mudanças políticas, econômicas e sociais é que se desenvolve as primeiras propostas de métodos para concepção de uma metodologia de design.

Na década de 60 surge uma série de conferências tais como: London, 1962 (Jones and Thornley, 1963); Birmingham, 1965 (Gregory, 1966); Portsmouth, 1967 (Broadbent and Ward,1969); Cambridge, Mass, 1969 (Moore, 1970). Esse desenvolvimento e esforço na busca de unificação da metodologia de design ficou conhecido como “métodos de primeira geração” e seus autores como pioneiros da metodologia de design. Essa foi a geração que abriu caminho para novos métodos para as décadas seguintes e suas metodologias baseiam-se, praticamente, na aplicação de métodos sistemáticos, “científicos” e sobretudo “racionais” que perduram até hoje na tentativa de firmar o design como um ciência.

As primeiras metodologias ou livros também aparecem nesse período. Neste trabalho vamos examinar as vidas desses principais autores que contribuíram e ainda contribuem com métodos de design e iremos analisar em que contexto histórico suas obras foram desenvolvidas.

Artigo completo

Artigo completo em PDF 422Kb

Apresentação completa em PDF 5Mb

Livro: Design como Pensamento PDF 3.86Mb



Cadeira: Metodologia de Design
Profº. Drº André Neves
Autores: Antônio R. M. de Oliveira, Giulia G. de Barros, Luiza B. Barrocas, Manoel D. X. Araujo, Virgínia C. Cavalcanti
Data: Junho/2017

Sorry, the comment form is closed at this time.