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Artigo – Utilizando Análises Heurísticas para Propor melhorias de Usabilidade em Câmera Fotográfica Profissional

Trabalho apresentado no 16º ERGODESIGN / USIHC – Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano Computador, realizado em Florianópolis nos dias 05 a 09 de Junho de 2017. 

Abstract

Em tempos em que os produtos da indústria fotográfica evoluem e se transformam, as câmeras profissionais não mudaram muito em sua aparência e mecânica de uso. Neste estudo, através de observações sistemáticas, tarefas contextualizadas e avaliação heurística, conduzimos análises para detectar e mapear pontos críticos em sua usabilidade e propor melhorias e recomendações para tornar o seu uso uma boa experiência.

Metodologia

Segundo Löbach (2001) o trabalho de um designer consiste em encontrar uma solução para os problemas que afligem os usuários incorporando características que possam satisfazer as suas necessidades. O design seria então um processo tanto criativo como de solução de problemas. Para isso, quatro pontos precisam ser trabalhados: definir problemas, reunir informações sobre eles e relacioná-los entre si, criar alternativas que serão julgadas segundo critérios adotados, e desenvolver alternativas (LÖBACH, 2001).

Embora seja um produto que nos últimos anos não tenha tido grandes mudanças em sua interface, propomos neste estudo uma atualização e melhoria de uso, que se adeque melhor às expectativas dos usuários. Procuraremos simplificar operações e descomplicar o acesso às opções de configurações e edições, diminuindo as dificuldades e estranhamento no uso pelas novas gerações de fotógrafos e amadores.

Primeiramente, coletamos informações relevantes para traçar o perfil do usuário e o contexto de uso do objeto. Fizemos um levantamento2 das principais características e dificuldades relatadas pelos usuários em suas primeiras impressões no uso deste equipamento, além de realizar uma análise prévia de usabilidade. Nesta análise inicial foi feito um exame sistemático do material com ênfase no artefato e no público alvo, com o objetivo de contextualizar o seu uso. Foram levados em consideração aspectos estéticos e interativos, que visavam compreender características explícitas de uso operacional e comportamento que o artefato sugestionava.

De posse destes pontos sobre do artefato, conduzimos uma Análise Exploratória para medir o comportamento do usuário mediante a execução de tarefas. Foi planejado um ‘Contextual Task Analysis’ que abrangesse diferentes aspectos de uso do equipamento. Este método visava analisar o que mais prejudicava o fluxo da atividade, verificava as interações do usuário com o artefato, e se a respostas fornecidas pelo sistema eram satisfatórias. Esta atividade foi filmada e cronometrada e forneceu aos pesquisadores dados de tempo para a execução das mesmas. Simultaneamente a execução das tarefas, os usuários foram orientados a verbalizar o que pensavam, que dúvidas possuíam e o que intencionavam fazer. Através do método de ‘Think Aloud’ coletamos dados e impressões qualitativas para pesquisa.

Coletadas as percepções nestas dinâmicas, e definidos os principais requisitos de usabilidade, executamos avaliação heurística. Esta metodologia é comumente utilizada na geração de conceitos, prototipação prévia de iterações envolvendo atividades participativas e geradoras de design. Em sua formulação, um grupo diverso de especialistas define em conjunto as melhores práticas de usabilidade, que podem ajudar a detectar e resolver problemas de uso antes de testarem com os usuários finais (MARTIN; HANINGTON, 2012).

As heurísticas escolhidas e definidas para o experimento foram os dez princípios e recomendações para avaliação de sistemas e interfaces de Nielsen (1994): visibilidade do status do sistema; correspondência entre o sistema e o mundo real; controle e liberdade do usuário; consistência e normas; prevenção de erros; reconhecimento em vez de recordação; flexibilidade e eficiência de uso; estética e design minimalista; ajuda aos usuários para reconhecer, diagnosticar e recuperar erros; e ajuda e documentação.

Conslusões

Estas câmeras, apesar de voltadas a um público iniciante, tornam-se com o tempo e o conhecimento adquirido, um instrumento de entrada para equipamentos profissionais mais complexos, sendo suas funções básicas utilizadas prioritariamente pelos usuários que ainda não se aprofundaram em seu funcionamento. Em nossa análise contextual observamos que o produto precisa de algum tempo para ser operacionalizado. Apenas os que realmente se dedicam a usar e procuram informações extras, conseguem utilizá-lo em sua plenitude. Muitas das percepções iniciais erradas acerca dos controles seriam contornadas mediante a memorização e aprendizado.

Para as situações criadas e os usuários com que trabalhamos, o produto foi pouco compreendido, e nem todos realizaram as tarefas com eficiência. Na análise contextual, alguns reconheceram sua incapacidade em operar o equipamento, mas em nenhum momento questionaram a eficácia do produto. Para uma melhor aceitação destes usuários, o fabricante deveria procurar incorporar padrões advindos de câmeras de anteriores, sem prejudicar as funcionalidades mais avançadas. Isso ajudaria estes usuários a se adaptarem ao novo formato e compreenderem as principais operações e acessos às configurações, o que melhoraria a motivação deles para que pudessem prosseguir utilizando o produto.

Embora a avaliação heurística traga bons resultados quando o perfil dos avaliadores é diverso, contamos apenas com dois tipos de avaliadores: estudantes de design e fotógrafos amadores, que já conheciam bem o equipamento. Foi um pouco conflitante para os mais experientes, já habituados ao uso, visualizar as dificuldades que tiveram em suas primeiras utilizações. Porém contribuíram com observações e impressões fundamentais, pois os mesmos conheciam a fundo as necessidades futuras destes usuários. Tínhamos então duas visões: a de quem começava e a do usuário num futuro breve, que busca atalhos e formas cada vez mais rápidas e otimizadas de utilizar a câmera. A falta de um perfil meio termo e de profissionais de outras áreas, pode ter deixado passar aspectos interessantes para esta análise.

Nosso trabalho findou-se na proposta de melhorias de usabilidade, que foram baseadas nas sugestões empíricas dos pesquisadores envolvidos, e embasadas através dos resultados obtidos nas fases de exploração e análise. Sua próxima etapa seria simular via protótipos, estas novas recomposições dos botões e aprimoramentos, tanto na interface física como na do sistema.

estudo completo

Pela análise ter sido extensa, disponibilizo o trabalho completo e a apresentação nos links abaixo:

Artigo Completo PDF 734Kb
Apresentação em PDF 3,41M



Cadeira: Tópicos em ergonomia A: Ergonomia e Usabilidade
Profº. Drº Marcelo Soares e Profº. Drº Tareq Ahram
Orientador do artigo: Walter Franklin Marques Correia, D.Sc.
Data: Junho/2017.

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